O evento marca o início da temporada de colheita de soja. Vitor Hugo de parabenizou os produtores rurais pelo trabalho, mesmo durante a pandemia, para que o alimento chegasse na mesa dos brasileiros

O deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO), participou, na manhã desta quinta-feira (3), da Abertura Estadual da Colheita da Soja, que pela primeira fez foi realizada na cidade de Catalão. O evento acontece anualmente com o objetivo de marcar o início da temporada de colheita, evidenciar a produção de soja do Sudeste goiano e possibilitar a troca de experiências entre os produtores rurais.

Como grande entusiasta do agronegócio em Goiás, Vitor Hugo já destinou mais de R$9,7 milhões em recursos para fomentar a agricultura dos municípios goianos. Em seu discurso durante a abertura do evento, o deputado lembrou que “os produtores rurais não desistiram durante a pandemia, pelo contrário, avançaram e garantiram que os alimentos chegassem em nossas mesas, mesmo diante de medidas restritivas que atrapalharam o setor produtivo”.

Vitor Hugo destacou ainda o seu trabalho como presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite e garantiu que tem lutado para que os representantes do agro sejam ouvidos. “Quero parabenizar todos os produtores rurais de Catalão e de todo o estado de Goiás. Saibam que podem sempre contar com o nosso trabalho na Câmara dos Deputados”, pontuou.

Como fiel apoiador do presidente Jair Bolsonaro, Vitor Hugo também listou os feitos do Governo Federal em benefício dos produtores rurais de Goiás. “Recebam também o abraço do nosso presidente Bolsonaro e, se Deus quiser a esquerda jamais voltará ao poder. Nós vamos consolidar a direita conservadora no Brasil e no Goiás”, finalizou.

Programação
Organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) e o Sindicato Rural de Catalão, a programação do evento contou com palestras sobre o cenário de insumos, custos e mercado para o ano de 2022 e perspectivas para o agronegócio a longo prazo e um painel técnico que abordou a “A década em perspectiva: valerá a pena investir no Agro? ”. Autoridades e representantes de diversas instituições estiveram presentes, além de produtores rurais de toda a região.

Nesta safra 2021/2022, a expectativa é de que a colheita seja maior do que 415 mil toneladas da oleaginosa. “Será uma oportunidade de mostrar a produção de soja do Sudeste goiano para conhecimento de mais pessoas e destacar a pujança econômica da nossa região”, ressaltou o diretor regional da Aprosoja-GO e diretor do Sindicato Rural, José Fava Neto. “Vamos trocar experiências e celebrarmos mais um ano de colheita”, completou o presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro, os negócios gerados com o agronegócio representaram 30% do PIB do município.

Soja em Goiás
Um levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), evidencia que a soja é o principal produto da safra do Estado e a expectativa de aumento para 2022 seja de 4,6% na produção, o que equivale a mais de 14,3 milhões de toneladas. Além disso, haverá ainda expansão de aproximadamente 7,9% na área plantada, com quase quatro milhões de hectares. Dados do IBGE, divulgados pelo Ministério da Agricultura mostram que Catalão é o 8º município mais rico do agronegócio em Goiás e ocupa a 83ª posição no ranking nacional.

Deixe um comentário