Deputado é presidente da Frente que conta com 201 parlamentares. Evento de lançamento contou com a presença da ministra Tereza Cristina

A Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), presidida pelo líder do Partido Social Liberal (PSL) na Câmara dos Deputados, deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO), iniciou os seus trabalhos nesta quarta-feira (27/10), em cerimônia no Salão Nobre da Casa, com a presença a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que representou o presidente Jair Bolsonaro. Composta por 201 deputados, a Frente tem o objetivo de apoiar o trabalho de produtores de leite em todo o Brasil.

Vitor Hugo garante que vai atuar para fortalecer o setor – único em atividade em todos os municípios do Brasil – e trazer mais renda para os trabalhadores. “O leite é essencial à alimentação brasileira e alcançou safra em 2020, produzindo 35,4 bilhões de litros. São cerca de quatro milhões de brasileiros trabalhando na cadeia láctea e ocupando 40% dos postos de trabalho do agronegócio”, afirmou.

Em seu discurso, o deputado Vitor Hugo falou sobre os objetivos do colegiado. “A Frente pretende defender projetos de lei que fortaleçam a atuação e o trabalho de Produtores de Leite no Brasil, apoiar o desenvolvimento da cadeia leiteira, amparar atividades e políticas que visem melhorar e inovar o setor, colaborar para integrar os Produtores de Leite ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e trabalhar pela valorização do trabalhador”, acrescentou o líder do PSL.

A Ministra Tereza Cristina parabenizou o deputado pela inciativa e confirmou o apoio do Governo Federal à Frente Parlamentar. “O setor é muito importante para o Brasil e, por isso, vamos trabalhar para que haja mais riqueza e renda para o produtor rural”, disse a ministra.

A criação da Frente se deu após o parlamentar goiano receber demandas de produtores do seu estado e perceber as condições de trabalho do setor, que é primordial na economia brasileira. Vitor Hugo ressaltou a mobilização de representações e trabalhadores da cadeira leiteira para a coleta de assinaturas, essencial para a criação da frente parlamentar. Esse é o caso do presidente da Associação dos Produtores de Leite de Goiás (Aproleite-Goiás), parceiro na formação do colegiado, Marco Sérgio. “Queria agradecer ao deputado Vitor Hugo que nos ouviu, entendeu o cenário e sensibilizou à nossa causa. E abriu espaço para nossa participação, para que possamos propor soluções e nos permitiu unir forças para melhorar a produção de leite no país”, disse.

A produtora Cirlane Silva Ferreira, de Palmeira de Goiás (GO), também comemorou a instalação da FPPL. “Vitor Hugo é um Deputado sensível à causa, que visitou as fazendas, conheceu de pertos nossos problemas, se colocou no nosso lugar e se propôs a defender o produtor de leite brasileiro. Contamos com seu apoio e sabemos que teremos grandes avanços”.

Também participaram da solenidade membros da mesa diretora, deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), Evair de Melo (PP-ES) e Sanderson (PSL-RS); e o presidente Aproleite-Goiás, Marco Sérgio. Parlamentares, presidentes de associações do segmento e produtores de leite de diversos estados prestigiaram o lançamento. A cerimônia também contou com uma apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, sob regência do maestro 1º Tenente Paulo César Ramos Rezende.

Inúmeros deputados federais prestigiaram o evento, entre eles: o líder do Governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR); Bibo Nunes (PSL-RS); Caroline de Toni (PSL-SC); Charlles Evangelista (PSL-MG); Nelson Barbudo (PSL-MT), Pedro Lupion (DEM-PR); General Girão (PSL-RN); Franco Cartafina (PP-MG); Dr. Luiz Ovando (PSL-MS); Hildo Rocha (MDB-MA); Sergio Souza (MDB-PR); Jaqueline Cassol (PP-RO); Antonio Brito (PSD-BA); José Mario Schreiner (DEM-GO); e Fernando Monteiro (PP-PE).

Mesa diretora

Além de ter o deputado Vitor Hugo como presidente, a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite conta com os seguintes integrantes em sua mesa diretora:

– 1ª vice-presidente – deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR);

– 2º vice-presidente – deputado federal Evair de Melo (PP-ES);

– 1º secretário – deputado federal Sanderson (PSL-RS);

– 2ª secretário – deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

PL 3292/2020

O deputado Vitor Hugo é, ainda, autor do Projeto de Lei 3292/2020, que visa garantir a compra de um percentual de leite fluido, caso Prefeitos e os nutricionistas decidam adquirir o insumo através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), valorizando o produtor de leite e garantindo alimentação escolar mais saudável. “Assim fortalecemos a cadeia produtiva, garantimos renda para esses trabalhadores, mais saúde para os alunos e segurança alimentar na merenda”, explica o parlamentar. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado.

Deixe um comentário