Vitor Hugo destaca a liberdade educacional e a individualização do conhecimento como os principais pontos positivos. Em julho, o deputado apresentou um Requerimento de Urgência, assinado por 262 deputados, para que o assunto seja apreciado no Plenário da Câmara

O deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO) conversou com a presidente Associação de Famílias Educadoras do Distrito Federal (FAMEDUC-DF), Tuani de Castro, na noite desta terça-feira em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Os dois conversaram sobre Homeschooling e a necessidade de regulamentar essa forma de ensino no Brasil. “A educação domiciliar proporciona aquilo que o nosso presidente, Jair Bolsonaro, mais defende, que é a liberdade de escolha”, destacou o deputado.

Tuani de Castro, que também é pós-graduada e psicopedagogia, explicou como o Homeschooling funciona. “Os pais tomam pra si a responsabilidade da formação intelectual de seus filhos, podendo optar pelo melhor currículo, o que desperte maior interesse em cada criança, individualmente, de acordo com o gosto de cada uma”, elucidou.

Vitor Hugo apresentou, em julho deste ano, o Requerimento de Urgência de nº 1952/2020, assinado também por outros 262 deputados, para que o Projeto de Lei 2401/2019 apresentado pelo Pode Executivo, que visa garantir aos pais a liberdade de optar entre a educação escolar ou domiciliar, tramite sob o regime urgência. “A individualização do conheccimento contribui para que as crianças tenham mais interesse pelos estudos, e a lei precisa ser criada para garantir segurança jurídica aos que optarem pela liberdade educacional”, afirmou o deputado.

O atual cenário, causado pela pandemia do novo coronavírus, contribui para que os brasileiros despertassem interesse por outros métodos de educação. Mais do que nunca, os pais precisam ser presentes na educação dos seus filhos e muitos recorreram à FAMEDUC para aprender métodos de ensino. A presidente da Associação ainda esclareceu que quem optar por educação domiciliar pode ensinar aos seus filhos todas as disciplinas ou contratar tutores para que ensinem as disciplinas que eles não tenham tanta familiaridade.

Homeschooling e a OCDE

O deputado Vitor Hugo é presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil- Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Durante a transmissão ao vivo, o deputado contou que em 30 dos 36 países que fazem parte da OCDE, o Homeschooling já é regulamentado. A aproximação do Brasil com a Organização contribuirá com a aprovação de ensino domiciliar no Brasil.

“Eu estou à disposição para continuar construindo esse Projeto juntamente com as Famílias Educadoras. Contem comigo para desmistificar o Homeschooling e defender essa pauta na Câmara dos Deputados”, finalizou Vitor Hugo.

Deixe um comentário